“Ya tienes un piso?”

Você chega na faculdade, pede uma informação para um estudante que está passando e percebe que ele também é estrangeiro. Depois de perguntar “Como te llamas?” e “De donde eres?” o mais comum nos primeiros dias na cidade é “Ya tienes un piso?”.

Vários estudantes reservam um hostel e chegam aqui sem ter ideia de onde irão morar depois. Eu preferi procurar um lugar pra ficar ainda no Brasil. Me recomendaram pesquisar nos sites e: idealista , segundamano e pisocompartido e ficar atenta às dicas:

– é sempre melhor morar no centro, pois Madrid tem uma ótima rede de transportes;
– é mais fácil procurar um quarto do que um apartamento para dividir;
– você consegue pagar em torno de 350 euros o aluguel e os gastos.

Depois de olhar muitas fotos nos sites e fazer alguns contatos, achei um bom apartamento com um quarto que gostei muito. Tive sorte de ter que fazer só uma visita e já fechar o lugar onde queria morar. Mas, com um probleminha. Magda, a moça que mora no quarto onde vou morar só sai dia 20. A dona do apê (muito simpática!) me deixou ficar no seu quarto até a Magda sair e enquanto isso, vai ficar na casa do seu namorado.

Estou num bairro residencial, do lado de uma escola, perto de um parque e do estádio Vicente Calderón, do Atlético de Madrid. Menos de cinco minutos para chegar à estação de metrô e uns dez para chegar à estação renfe – trem que vai aos locais mais distantes da cidade, como o aeroporto e… a UAM!

A Universidad Autónoma de Madrid fica numa região um pouco afastada do centro da cidade. De trem se chega em 30 minutos, mais ou menos. A faculdade oferece lugares nas residências estudantis que há no entorno. Mas além de pagar 400 euros o quarto duplo sem os gastos (se quiser quarto individual é mais caro), o último trem que vai à região sai às 23h…

Já o metrô funciona até 1h30 e depois a partir das 6h. Se quiser voltar de madrugada também pode pegar um bus!

Caminho para ir à estação renfe "Pirámides"

Estádio Vicente Calderón no caminho de volta pra casa

Aqui no apê estamos eu, Magda, uma austríaca de 25 anos que estuda para ser professora do primário e Minju, que veio da Coreia para estudar comércio e marketing há quase dois anos (!). A Magda fica quase sempre no quarto então não nos vemos muito. A Minju está sempre na sala, estudando, ou conversando pelo facebook. Elas têm me ajudado bastante a entender como funcionam as coisas aqui no apê, que é um pouco diferente do que fazia em Floripa ou em Campinas…

Magda, eu e Minju, compañeras de piso

Colocamos todas as louças na (imensa) lavadora – só esfregamos as panelas. Não temos um escorredor. Também não temos tanque. Todas as roupas vão na máquina de lavar frontal e que fica na cozinha.

Hoje quis limpar o quarto, pois já faz uma semana que estou aqui e tinha juntado um pouco de poeira. Aqui não tem vassoura, só aspirador de pó. Nem rodo e panos de chão. Quando queremos secar ou passar algum produto usamos o esfregão, que tem franjinhas de oano na ponta. (Ontem alguém o usou e deixou na sacada. Hoje quando fui usar e estava congelado…). Guardamos o aspirador de pó e alguns outros objetos de limpeza num armário na sacada do lado de fora do apartamento. Ainda tenho um pouco de medo de andar por ali, pois estamos no 6º andar e a grade de proteção não é muito segura…

sacada gelada e tenebrosa

Vista da sala de casa

Na cozinha, o fogão é de indução e a temperatura é controlada por números e não por “fogo baixo”, “fogo alto”. Ainda não descobri a temperatura certa pra cozinhar aquele arrozinho de sempre. Por outro lado, eu que sempre tive só um fogão no apê de Floripa, tinha esquecido como um microondas facilita a vida.

E o chuveiro, assim como o da casa da Dani, é como um chuveirinho com um diâmetro maior que se coloca num suporte. Aparentemente, o pessoal aqui prefere um banho de banheira…

Por falar em banho, eu vou tomar um agora porque são 21h20 e sábado é dia de sair com as amigas =)). Logo trago mais novidades sobre as festas dessas últimas duas semanas!

Un saludo!

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Tags: , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre ““Ya tienes un piso?”

  1. Mi…adorei o blog. Gostei ainda mais da descrição de tudo.
    Sou apaixonada por Madrid. Está no top 3 das minhas cidades preferidas.
    Aproveita muito. Beijos

  2. EEEE, Mih! Que bom que tá dando tudo certo! De vez em quando venho aqui pra ver o que vocês tão aprontando 🙂

    Suerte y besos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: